O Som como instrumento de cura

20/09/2020

"Nenhum som é jamais emitido sem produzir uma resposta correspondente na substância dévica, e levar multidões de pequeninas vidas a tomar formas específicas. Estas formas persistem pelo mesmo período de tempo em que o som é prolongado, e a energia daquele que iniciou o som é dirigida para a forma vivente". Alice Bailey (Iniciação humana e solar)

O som 

é um ancestral caminho de realinhamento dos nossos centros de energia, e de cura nos níveis mental, emocional e físico, sendo uma das vias de trabalho do Curador, do Xamã. É uma via de acesso aos mistérios, potencialidades e caminhos da alma na jornada de autocura, ao permitir a nossa condução para outros estados de consciência. 

A terapia do som consiste em permitir o contato com um campo de vibrações harmoniosas e frequências mais elevadas, a partir de instrumentos sagrados e da voz, dos cânticos nativos, mantras e tons de cura. É o uso do som e das frequências emitidas por instrumentos sagrados e pela voz para transmitir, por ressonância, um estado mais harmonioso em nossos corpos; um maior alinhamento com nosso estado de equilíbrio mental e emocional, através de um estado meditativo profundo.

Jonathan Goldman, em 'Sonidos que sanan', nos lembra que em outras culturas, a ciência e a música não tem estado tão separadas como em nossa cultura ocidental. As antigas Escolas de Mistérios da Grécia, Índia, Tibet e Egito entendiam muito da relação entre a música e a saúde, relação baseada na vibração - que constitui a força criativa primária do universo. Na antiga Grécia, Apólo representava a música e a medicina. Havia templos de cura nos quais a música era considerada a principal força para harmonizar o corpo e o espírito e, desta maneira, curar.

Assim, o som pode ser usado para transformar o nosso estado físico e sutil. Quando um órgão ou outra parte do corpo está enfermo, quer dizer que está vibrando fora de tom, sendo possível restaurar as frequências vibratórias naturais. Nossos corpos são uma orquestra! Mas o contexto em que vivemos e as demandas emocionais nos desarmonizam. E, pelo princípio de ressonância, o som pode ser utilizado para fazer com que frequências inarmônicas do corpo retornem às suas vibrações normais e saudáveis.

Os diferentes ritmos do corpo também podem mudar por meio do som: as batidas do coração, a respiração, as ondas cerebrais. Daí a relação com os estados de consciência, e a importância desde os tempos antigos do uso da música em cerimônias sagradas e em rituais xamânicos, do canto de mantras e outras práticas. E assim a terapia do som vai muito além de uma terapia para o corpo físico, ela abre canais para outro estado de consciência e conexão com o todo, com o som original, que reconhecemos em nós ao "ouvir" e "sentir", vibrando através de nós e nos transformando em múltiplos níveis.

Se tudo vibra, tudo emite um som e, por ressonância, nos alcança: o trânsito, as sirenes, ou o canto dos pássaros, uma música, e até um aparente silêncio que pode esconder muitos ruídos. O universo de sons no qual estamos mergulhados nos afetam profundamente, e por sua influência sutil muitas vezes não nos damos conta disso. É saudável retomar nossa harmonia vibratória, mediante frequências saudáveis, como através da imersão na natureza, que promove um dos melhores realinhamentos vibracionais que podemos ter!


A Ressonância é a frequência na qual algo vibra mais naturalmente - tudo tem uma frequência de ressonância, a percebamos ou não através da audição. Desde as órbitas dos planetas ao redor do Sol até o movimento dos elétrons ao redor dos átomos.

Então não precisamos necessariamente escutar para ser afetados pelos sons! O que a Terapia do Som promove é um trabalho com a vibração - uma frequência harmoniosa vibra dos instrumentos sagrados (taças tibetanas, gongos, tambores, maracas, flautas e outros) e alcança nossos corpos através da ressonância - fazendo ele vibrar numa frequência "saudável". Ou seja, por meio da ressonância é possível que as vibrações de um corpo alcancem a outro corpo e o coloque "em movimento" - a onda sonora coloca a energia vital em movimento, conduzindo a uma harmonização e bem estar.

Tudo vibra

em nós e ao redor

O som amplifica a energia. Cria e sustenta colunas de ondas, construindo uma sequência de frequências. Os portadores da frequência, que é o que os estamos encorajando a se tornarem, aprendem como modular a frequência que sustentam através do som. O som consegue penetrar em qualquer substância, alterar moléculas e rearranjar realidades (Bárbara Marciniak: Mensageiros do amanhecer).

Como verdadeiras chaves, os sons das vogais e outros sons de cura contribuem com a transformação da energia psíquica, sendo a voz e a intenção de quem emite o som ferramentas poderosas de realinhamento energético, contribuindo para o alcance de outro estado de consciência. Os Xamãs sabem, os Egípcios sabiam, e hoje estamos resgatando esse caminho "esquecido". 

O que tenho testemunhado nos atendimentos com terapia do som é o seu poder terapêutico no apoio à consciência nas passagens necessárias entre uma fase e outra da vida, ou momentos de crise - os rituais de passagem são fundamentais em nossa jornada psicológica e espiritual, e o som contribui também com essas travessias. O sons abrem mesmo verdadeiros portais internos.

Como lembra Jonatahn Goldman (Sonidos que sanan), os sons dos harmônicos mais altos podem gerar luz. E com a intenção adequada é possível acessar os distintos planos de existência. Seja através dos instrumentos sagrados, seja através da voz, os sons são verdadeiros portais para a expansão da consciência. O que estamos é redescobrindo esse caminho ancestral de alinhamento e cura.

Um dos principais instrumentos de cura pelo som, utilizados desde muito tempo, é a voz humana. Ela é o instrumento que conduz mais facilmente uma intenção. E a melhor intenção está em ser um veículo para o som que quer se manifestar através de nós, e que já conhece o caminho a seguir. O som é uma onda portadora de consciência, e dependendo de onde esteja situada a consciência da pessoa quando cria um som, a vibração levará informação desse estado para aqueles que escutam. 

Por isso Frequência + Intenção = Cura, e daí a importância das palavras e dos sons em nossas vidas.


Se te alcança, agende uma sessão de terapia do som. 

Me alegra poder entregar esse trabalho.

© 2020 Ayalla Freire I Psicoterapeuta Junguiana . Terapeuta Vibracional
 ayalla.freire@gmail.com     (21) 97911 9118           @ayalla.freire 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis!